Nesta semana, a viúva de Chris Cornell, Vicky Cornell, e os membros remanescentes do Soundgarden chegaram a um acordo, que finalizou uma batalha legal de anos entre eles, e irá permitir que a banda lance as últimas faixas gravadas pelo cantor.
Em uma declaração conjunta, Cornell, Kim Thayil, Matt Cameron e Ben Shepherd anunciaram que chegaram a uma resolução amigável junto ao Tribunal após dois processos.
Em 2019, a viúva de Chris processou a banda de seu marido, acusando-os de “manter royalties” referentes a sete canções inéditas, que indiscutivelmente pertenciam a ela e seus filhos. Em resposta, o Soundgarden a processou, afirmando que as músicas foram gravadas em 2015 para fazer parte do novo álbum da banda e, portanto, eram de sua propriedade, não de Chris Cornell.
Novamente, no ano de 2021, Vicky voltou a processar a banda, alegando que ofereceram uma oferta de compra em um valor “vilanescamente baixo” – menos de 300.000 dólares – pelos direitos das composições de Cornell.
Além disso, também afirmou nos documentos legais que a oferta não seria de boa fé, pois um investidor havia oferecido cerca de 16 milhões pelas masters do vocalista. O Soundgarden, por outro lado, argumentou que a oferta tinha sido “grosseiramente descaracterizada”.
“A reconciliação marca uma nova parceria entre as duas partes, o que permitirá que os fãs do Soundgarden ao redor do mundo ouçam as músicas finais em que Chris e a banda estavam trabalhando”, diz a declaração.
Ainda, aponta que eles irão trabalhar juntos em nome em nome do legado do vocalista, que definiu o rock nos anos 90 e 2000:
“As duas partes estão unidas e se juntam para impulsionar, honrar e construir sobre o incrível legado do Soundgarden, assim como sobre a permanente marca de Chris na história da música, como um dos maiores compositores e vocalistas de todos os tempos”, conclui.
Chris Cornell, vocalista do Soundgarden e do Audioslave, faleceu em 2017 aos 52 anos. Em 2020, o cantor venceu um Grammy póstumo na categoria Melhor Pacote de Gravação.
Quando o cantor morreu, a banda estava em processo de finalização de um álbum, que deve ser lançado nos próximos meses.