Anunciado o primeiro gay da história a estampar uma cédula de dinheiro; saiba quem é…

Finalmente teremos o primeiro membro da comunidade LGBTQ+ a estampar uma cédula de dinheiro. O escolhido, foi o chamado “pai da comunicação”, Alan Turing, matemático inglês que ajudou na base teórica para o desenvolvimento de computadores modernos e que foi perseguido e castrado quimicamente por ser gay, quando a homossexualidade ainda era crime no Reino Unido.

Além disso, ele foi de extrema importância durante a Segunda Guerra Mundial, onde decifrou a criptografia usada nas comunicações dos exércitos nazistas, sendo um dos responsáveis por descobrir o local exato onde as tropas inimigas estariam em 6 de junho de 1944. A informação culminou no desembarque de 155 mil soldados aliados na Normandia, fato que entrou para a história como Dia D.

anunciado o primeiro gay da história a estampar uma cédula de dinheiro confira


Alan estampará a cédula de 50 libras britânicas e entrará em circulação no final de 2021. O presidente do Banco da Inglaterra comentou sobre a homenagem:

“Alan Turing foi um excelente matemático cujo trabalho teve um enorme impacto sobre como vivemos hoje. Como o pai da ciência da computação e da inteligência artificial, bem como um herói de guerra, as contribuições de Alan Turing foram amplas e inovadoras”.

Vale ressaltar que em 2014, sua vida foi adaptada para os cinemas no filme “O Jogo da Imitação”, estrelado pelo ator Benedict Cumberbatch, ganhando Oscar de melhor roteiro e diversos outros prêmios.