Eu estava obcecado, passava 80% do meu tempo falando sobre o filme “Ainda Estou Aqui”, representante do Brasil no Oscar 2025, e nos outros 20% eu torcia pra que alguém falasse dele para que eu pudesse falar mais um pouco.
Sim, bem no estilo Meninas Malvadas, mas quem pode me culpar?
E não estou sozinho nessa! Grande parte do Brasil sente o mesmo quando o tema é “Ainda Estou Aqui”, um dos filmes nacionais mais aguardados do ano e favorito para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional.
Cinéfilo ou não, a expectativa é enorme, e o PFBR reuniu tudo o que você precisa saber sobre a estreia do filme no Brasil.
Ainda Estou Aqui
Destaque no Festival de Veneza 2024, onde foi ovacionado por 10 minutos, “Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que retrata a história de sua família. Na obra, acompanhamos Eunice Paiva, mãe de Marcelo, que se torna uma figura importante durante a ditadura militar no Brasil, após o desaparecimento de seu marido.
O filme, dirigido por Walter Salles, é estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, e conta com um elenco forte, incluindo nomes como Marjorie Estiano, Humberto Carrão e nossa amada Fernanda Montenegro, que faz uma participação especial na produção.
Veja também: John Mulaney teria recusado oferta para apresentar a edição de 2025 do Oscar
Expectativas para o Oscar 2025
A indicação de ‘Ainda Estou Aqui’, pela Academia Brasileira de Cinema, para uma vaga no Oscar 2025 tem um significado ainda maior para nós, brasileiros. Além de ser uma obra riquíssima com profundo valor cinematográfico e histórico, o filme traz uma relação especial com nossa última participação de destaque na premiação.
Em 1999, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por “Central do Brasil“, dirigido por Walter Salles, que também concorreu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Embora a atriz não tenha levado a estatueta para casa, o filme conquistou o Globo de Ouro na mesma categoria.
Sentiu o peso? Sim, é quase uma questão de honra, meus caros.
A Estreia no Brasil
Agora sim, PFBR! E nossa estreia nacional? Quando vamos ter o prazer de acompanhar de perto o filme?
O longa, distribuído pela Sony Pictures, chegará aos cinemas nacionais em 7 de novembro, conforme anunciado pela mesma no Instagram:
“Esse momento é nosso! O indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2025, o premiado “Ainda Estou Aqui” estreia no dia 7 de novembro exclusivamente nos cinemas de todo Brasil.” informou a Sony Pictures no Instagram.
Antes da chegada às salas de cinema, o longa também será exibido na programação da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre 17 e 30 de outubro.
Aguenta coração!
Agora é esperar para ver, literalmente, mas enquanto isso, vamos conferir o trailer?